Matérias

Entrevista com o guitarrista Tony Iommi

Jed Gottlieb, do Boston Herald, recentemente conduziu uma entrevista com o lendário guitarrista Tony Iommi (Black Sabbath, Heaven & Hell). Alguns trechos podem ser vistos abaixo. Sobre suas habilidades na composição de riffs:
Iommi: "Eu os estoco os riffs em minha casa. Eu tenho uma centena deles guardados, mas eu nunca volto para eles. Toda vez que vou escrever um álbum eles vem rápidos e mais furiosos do que antes".
Sobre o seu amor por volume:
Iommi: "Desde o primeiro dia nós fomos mais altos do que qualquer um. Nós fazemos isso para ter certeza de que ninguém irá conversar em nossos shows".
Sobre os primeiros dias do Black Sabbath:
Iommi: "Eles sempre falaram para nós abaixarmos o volume. Eles nos diziam que ou abaixávamos ou eles não nos chamariam novamente. E infelizmente até agora, e isso é um sinal dos tempos, há um monte de restrições com relação ao som. Na Europa nós tocávamos para festivais com 50, 60 mil pessoas e saíamos e tinha alguém com um medidor dizendo: 'Você não pode tocar mais alto que isto'. Em um show em Bond o limite era tão baixo que eu usei apenas dois (amplificadores) dos meus oito. Inferno, eu não uso dois amplificadores desde a década de 60".
Sobre a era Dio do Black Sabbath:
Iommi: "Um monte de bandas, como Metallica e Foo Fighters, podem falar sobre estes álbums do Dio. Penso que Dave Grohl disse que um dos seus álbuns favoritos foi 'Mob Rules' (álbum do Sabbath de 1981, com Dio nos vocais). Uma geração de bandas como as que ouviram esse material, e isso escorreu para os fãs".
Sobre tocar apenas músicas da era Dio no Black Sabbath com o Heaven & Hell:
Iommi: "Nós adoramos 'War Pigs' e 'Iron Man' e 'Paranoid', mas nós tocamos essas por 40 anos, então é legal mudar. Talvez no próximo ano nós toquemos algumas dessas músicas mais antigas".
A entrevista completa pode ser vista, em inglês, no Boston Herald no endereço Boston Herald
publicado em
01/09/09

Nenhum comentário: