Matérias

Entrevista com Tony Iommi: Guitarrista irá passar por cirurgia na mão

JJ Koczan do The Aquarian Weekly, recentemente conduziu uma entrevista com o lendário guitarrista Tony Iommi (Black Sabbath, Heaven & Hell). Diversos trechos da conversa estão disponíveis abaixo.

Em termos de colocar o disco "The Devil You Know" do Heaven & Hell junto e capturar a vibração da banda e isso tudo, o que foi diferente, não apenas as três músicas do "The Dio Years", mas no geral?
Iommi: "Foi realmente ótimo. Nós tivemos um tempo confortável fazendo [o disco]. Minha ideia ao fazer este álbum era poder fazer ele tipo ao vivo, estar no estúdio e tocar juntos sem ter que ficar trabalhando e trabalhando nele. Nós escrevemos as músicas, então ensaiamos para que nós pudéssemos pegar elas bem rápido, e capturar elas na hora, ao invés de ter que refazer isso, refazer aquilo, refazer mais. Saiu realmente bem. Penso que todo o processo realmente foi confortável, ágil".
Tendo trabalhado com tantas pessoas diferentes, tantos músicos e vocalistas, você adapta seu estilo de tocar, ou somente faz os riffs e a música vem?
Iommi: "Normalmente são apenas riffs, depende com quem você está trabalhando neles. Certamente com Ronnie eu sei qual estilo virá, e nós trabalhamos juntos para fazer a música e tudo mais vir com um riff, e é assim que começa. Ela vem com um riff que nós todos gostamos, e então nós transformamos em uma música. Ronnie começa a cantar no riff e então nós vemos as outras seções para inserir e construir ela daquela maneira, e todas as ideias são lançadas para ajudar".
Comparando alguém como Ronnie com Glenn Hughes, e trabalhando com diferentes tipos de vocalistas, isso afeta seus sentimentos ao compor as músicas?
Iommi: "Penso que é uma maneira de como compor, pois cada cantor tem um estilo diferente. Glenn pode escutar algo, ou Ronnie pode escutar algo que outro vocalista provavelmente não escutaria em um riff em particular. Algumas das músicas, quando eu estava trabalhando anteriormente com Glenn, havia várias coisas que ele pegava que eu não havia pensado. Isso é bom, pois nos leva a outra maneira de compor. Eles podem escutar algo em um certo riff que eu não pensaria e você diz: 'Oh, isso é bom, aquilo é interessante'. Cada um tem sua maneira".
Você sabe o que irá fazer depois desta turnê nos EUA?
Iommi: "Depois dessa turnê nos EUA, sim, nós iremos ter algum tempo de folga. Eu tenho que fazer uma operação na minha mão, e esse é um tipo de coisa importante que eu preciso fazer. Então ficaremos um tempo parados enquanto eu faço isso. Será uma parada pequena, eu acho. Não para todos, mas será um tempo de folga nas turnês para mim, com certeza".
O que aconteceu com sua mão?
Iommi: "A cartilagem do polegar de minha mão já era. Para ser honesto, por um ano eu tenho tomado anti-inflamatórios e todo o tipo de coisa para tentar acalmar isso, mas é inevitável e eu terei que operar, pois o osso está em atrito com o outro osso. Engraçado, eu falei com Eddie Van Halen esta manhã pois ele tinha o mesmo tipo de problema, então estou saindo com ele para conversarmos sobre o que aconteceu com ele. Ele acha que foi bem sucedido, então veremos".

Fonte: Whiplash

publicado em
25/08/09

Nenhum comentário: