Matérias

Dream Theater: Entrevista recente do guitarrista John Petrucci

O guitarrista do Dream Theater, John Petrucci recentemente concedeu uma entrevista ao site Ultimate Guitar onde, além de falar sobre o novo álbum da banda, “Black Clouds & Silver Linings”, o comparou com “Systematic Chaos” lançado em 2007.
Você poderia nos fornecer algumas informações sobre o “Black Clouds & Silver Linings”?

Petrucci: "Em outubro de 2008, voltamos para o estúdio Avatar em Nova York com Paul Northfield, que produziu e mixou o 'Systematic Chaos'. De outubro a março de 2009 nós trabalhamos no álbum, e isso levou vários meses. Nós não gravamos somente o 'Black Clouds & Silver Linings', mas também um disco inteiro de covers. Isso nos deu muito trabalho, mas foi muito divertido".

Por que o Dream Theater escolheu o nome “Black Clouds & Silver Linings”?

Petrucci: "O título tem a ver com a letra das músicas e com o tema. De uma forma geral, de música para música, há uma coisa obscura que transparece sobre a história, mas ao mesmo tempo, há um revestimento prateado no fim de cada música. Uma vez que a música acaba, você tem um ângulo positivo".

[NT: "black clouds and silver linings" é uma expressão idiomática em inglês que cita o fato de toda núvem negra ter uma borda prateada, assim como todo fato ruim tem um lado bom, ou ao menos não durará para sempre.]

Você acha importante ser positivo?

Petrucci: "Sim, absolutamente. Com certeza".

O baterista Mike Portnoy descreveu 'Black Clouds & Silver Linings' como “um álbum do Dream Theater com o ‘A Change of Seasons’, ‘Octavarium’, ‘Learning to Live’, ‘Pull Me Under’ e ‘The Glass Prison’ todos em um único álbum.” Você concorda com esta declaração?

Petrucci: "Sim. É uma ótima declaração, sabe? Com certeza".
Você sente que o “Black Clouds & Silver Linings” faz jus a esta declaração, uma vez que as músicas que o Mike nomeou são músicas fortes no catálogo do Dream Theater?

Petrucci: "Toda vez que gravamos um álbum, tentamos fazer dele o nosso melhor, tentamos fazer das músicas as mais fortes, e tentamos aprender com nossos álbuns já lançados. Sim, acho que 'Black Clouds & Silver Linings' é muito, muito forte. Desde que começamos a turnê deste álbum, todas as músicas foram recebidas de maneira extraordinária pelo público. É realmente muito legal".

De uma forma geral, as músicas do “Black Clouds & Silver Linings" são mais longas que as do “Systematic Chaos”. Por que o Dream Theater optou por músicas mais longas em “Black Clouds & Silver Linings”?

Petrucci: "De alguma forma isso simplesmente aconteceu, de verdade, não foi premeditado. Simplesmente escrevemos músicas mais épicas para o 'Black Clouds & Silver Linings'".
Como você compararia o “Black Clouds & Silver Linings” com o “Systematic Chaos”?

Petrucci: "Acho que nós crescemos desde o 'Systematic Chaos'. O som do 'Black Clouds & Silver Linings' está melhor de uma forma geral, incluindo a produção e a mixagem. Nós aprendemos. 'Black Clouds & Silver Linings' possui mais misturas; ele possui alguns dos mesmos elementos no que diz respeito ao peso, mas também possui mais misturas de Dream Theater old school- como 'Images and Words' de1992, e 'Awake' de 1994 – onde a estrutura das músicas eram um pouco mais ecléticas, e mais variadas".
publicado em
06/08/09

Nenhum comentário: